Bem Estar

As "maquiagens" em produtos light e diet...


Não acredite em tudo o que você lê no rótulo. Produtos "light" podem ser ilusões!

Na busca do oásis do prazer sem culpa, muitos acabam iludidos por miragens. Exemplo disso são muitos dos alimentos “light”. Acredite: boa parte deles engorda. Por isso, é preciso ler os rótulos com atenção e não se deixar enganar por letras garrafais. Conheça alguns produtos que, embora estejam de acordo com a lei, apresentam benefícios questionáveis para o consumidor.

 

 

Produto: Achocolatado Light

Benefício destacado no rótulo: “43% menos calorias”

Onde está a ilusão? Para chegar a essa redução calórica, o rótulo compara um copo de leite integral com 25 g de achocolatado normal contra 16 g de achocolatado light com leite desnatado. Assim fica fácil

 

Produto: Pão Integral Light

Benefício destacado no rótulo: “Light”

Onde está a ilusão? A fatia do pão light tem 25 g enquanto a do normal tem 32 g. Além disso, a classificação é alcançada pela redução de gordura, que representa só 5% das calorias do pão. Os carboidratos continuam praticamente os mesmos

 

Produto: Leite condensado e Maionese Light

Benefício destacado no rótulo: “Menos calorias”

Onde está a ilusão? Embora tragam redução calórica efetiva em relação a suas versões normais, esses produtos continuam tendo mais calorias que a mesma quantidade de picanha ou de sorvete

 

Produto: Óleos Vegetais

Benefício destacado no rótulo: “Sem colesterol”

Onde está a ilusão? Nenhum óleo vegetal tem colesterol – só gordura animal tem esse componente. Colocar isso no rótulo é como escrever “não contém material radioativo” num sabonete

 

 

Mas então quem cuida de nós?

Pesquisas abrangentes que levem em conta vários aspectos são difíceis de realizar e de financiar e têm menos chances de sair na mídia. É que qualquer repórter que se preze valoriza o furo acima de tudo. Prefere reportagens sobre um alimento milagroso àquelas que dão a receita tradicional para a saúde: dieta balanceada e exercício moderado. Prefere publicar o regime de um mês que a atriz fez a indicar uma sugestão de cardápio rico e equilibrado para toda a vida. É por isso que o noticiário de saúde é tão ilógico: toda semana algo que fazia mal passa a fazer bem, e vice-versa, deixando o público cada vez mais confuso. São os repórteres furando uns aos outros, cada um olhando apenas um aspecto e ignorando o todo.

A culpa, de novo, não é do jornalista. É de cada um de nós. O repórter também está nos dando o que demandamos. E preferimos nos iludir com receitas milagrosas e ingredientes mágicos a nos disciplinarmos para adotar o tipo de dieta que sabemos ser a ideal. No fundo, o que queremos é ter o prazer de comer sem conseqüências. E isso, desculpe, é impossível.

o simples fato de ser diet ou light não significa que um produto não engorde, apenas que tem algum componente a menos que sua versão original.

 

 

Qual é o ideal quando estamos falando de eliminação de peso? Na Ciclo Novo costumamos falar aos clientes evitarem sempre que possível produtos industrializados ultramente processados e preferirem alimentos frescos, mais vivos, mais saudáveis e menos calóricos, tipo "comida da vovó". Nem sempre aquilo que é light emagrece. Portanto optar por uma alimentação inteligente baseada em melhores escolhas é a saída mais indicada para seu emagrecimento se tornar mais efetivo. O corpo e a mente agradecem, pois um corpo melhor alimentado possibilita um estado mental e emocional mais estável, com menos flutuações. Aprenda a se alimentar melhor, alimente seu amor-próprio e emagreça, de dentro pra fora!


 

Para saber mais

 

Na livraria:

The Hungry Gene, Ellen Ruppel Shell, Atlantic Monthly Press, EUA, 2002

Comida e Sociedade, Henrique Carneiro, Campus, 2003

Food Politics, Marion Nestle, University of California Press, EUA, 2002

Fat Land, Greg Critser, Penguin Books, Reino Unido, 2003

 

Na internet:

http://super.abril.com.br/alimentacao/comida-tudo-444348.shtml

www.fao.org, Organização da Agricultura e Alimentação das Nações Unidas

www.iotf.org, Força-Tarefa Internacional da Obesidade (em inglês)


"Porque ninguém é tão bom quanto todos nós juntos!"

CICLO NOVO




EM DESTAQUE


ENTRE EM CONTATO

NEWSLETTER

Preenchendo seus dados você estará autorizando o recebimento de informações exclusivas da Ciclo Novo como dicas, receitas etc. Além de informações periódicas sobre serviços, eventos e notícias que possam lhe interessar.

COPYRIGHT ©CICLO NOVO 2014 | E-mail: contato@ciclonovo.com.br
"As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem as orientações personalizadas de seu médico, nutricionista, psicólogo e personal trainer, mas sim as complementam."