Dicas Valiosas

Manteiga ou margarina: qual comer?



Ácido butírico ou ácido butanoico é um ácido graxo (gordura) saturado encontrado quase que exclusivamente na manteiga, por isso não é surpresa que estes ácidos graxos "inocentes" sejam crucificados por serem considerados maléficos a saúde. Afinal, sempre ouvimos dizer que existem as gorduras "do bem" (INsaturadas do azeite extra-virgem, abacate, castanhas, linhaça,etc) e gorduras "do mal" (SAturadas do bacon, carne vermelha, queijos amarelos, creme de leite, etc) - normalmente ligadas à doenças cardíacas.

 

Mas nem sempre essa regrinha vale pra tudo...! O ácido butírico possui propriedades anti-inflamatórias e alimenta a flora intestinal positiva no cólon, tendo um papel importante na manutenção da integridade da mucosa intestinal. Da mesma forma, o ácido láurico, encontrado em grandes quantidades no óleo de coco e o mirístico, também têm propriedades benéficas e igualmente ao ácido butírico são gorduras saturadas boas!

Um importante estudo demonstrou que o ácido butírico tem a capacidade de inibir o crescimento de células cancerígenas, especialmente no câncer de intestino. Vários estudos em humanos comparando manteiga com margarina não conseguiram provar que a manteiga tivesse isoladamente qualquer influência em níveis de colesterol, inflamações e doenças cardíacas, ou seja, manteiga em uso moderado não altera colesterol! A ideia é comer pão com mateiga e não manteiga com pão, entende onde está a moderação?

Dica: prefira a manteiga orgânica à manteiga industrializada e fuja da margarina!!! Use "ponta de faca". As manteigas em geral podem conter um pouco de lactose, portanto, intolerantes devem prestar atenção neste ponto. Esta manteiga Ghee ou manteiga clarificada,muita usada na medicina indiana Ayurveda, é a melhor forma de manteiga para o consumo (veja receita aqui no site - caso não encontrarem para comprar). Em SP temos alguns produtores.

 

Por Lucas Foss - adaptado por Victor Sorrentino e Graziela Caproni



Compartilhe:




EM DESTAQUE


ENTRE EM CONTATO

NEWSLETTER

Preenchendo seus dados você estará autorizando o recebimento de informações exclusivas da Ciclo Novo como dicas, receitas etc. Além de informações periódicas sobre serviços, eventos e notícias que possam lhe interessar.

COPYRIGHT ©CICLO NOVO 2014 | E-mail: contato@ciclonovo.com.br
"As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem as orientações personalizadas de seu médico, nutricionista, psicólogo e personal trainer, mas sim as complementam."