Receitas

Manteiga clarificada Ghee: como fazer


Ghee (pronuncia-se gui) trata-se da manteiga clarificada e purificada, livre de basicamente todos os resíduos lácteos da manteiga comum, restando apenas a parte gordurosa da manteiga.

OBS: se você é intolerante ou alérgico ao leite, consuma com moderação e observe sua tolerância, pois a ghee é basicamente livre de resíduos lácteos, mas uma pequena fração pode permanecer.

Embora seja inteiramente preparada com manteiga, suas propriedades, de acordo com Ayurveda – medicina indiana, diferem muito da manteiga em si.

 

Para fazer “Ghee”, você vai precisar de:

500gs de manteiga de boa qualidade, sem sal.

Panela de fundo grosso, para não queimar a manteiga. Sugerimos de Inox.

Gaze estéril (compra em farmácia). Peneira.

Vidros esterilizados*, para um bom acondicionamento.

*você pode aproveitar vidros de geléia, palmito, mas as TAMPAS devem ser novas.

 

Como fazer:

Coloque a manteiga na panela em fogo bem baixo e deixe que ela derreta lentamente.

Para evitar que queime, verifique se a temperatura está suficientemente baixa. Calor em excesso faz com que a manteiga desprenda muita fumaça e se torne marrom, arruinando seu sabor.

Começará o surgimento de uma espuma clara na superfície do líquido. Você poderá ir retirando delicadamente a espuma formada com uma escumadeira, dispensando-a.

A manteiga derretida irá ferver vagarosamente e estará com uma coloração âmbar – transparente e alaranjada.

Você ouvirá a manteiga “pipocando” que é sinal da presença de água.

Quando ela não mais fizer estes estalinhos, você poderá pensar em ir desligando o fogo para não queimar. O ghee estará pronto quando estiver cor de âmbar, amarelado, e tão límpido e transparente como uma peça de cristal.

E então com cuidado, coar com a gaze sobre a peneira, diretamente no vidro.

Encher um ou mais vidros de boca larga. Esperar esfriar sem tampá-los. Após totalmente fria, tampe. O “Ghee” ficará em vidro esterilizado e tampado, fora da geladeira em local fresco e longe da luz, com validade indeterminada. Para isto, tenha cuidado em não contaminá-lo com o talher sujo de outros alimentos.

O “Ghee” tem sabor delicado. Sua grande vantagem é que suporta temperatura superior à da manteiga comum e outros óleos, sem criar toxinas. Por isso para preparações com temperatura mais alta, tempo prolongado, tipo refogados, é uma boa opção. Também pode consumir direto, na torradinha. Pode ser usado para qualquer coisa que levaria manteiga comum. Também é calórica, por isso use com moderação. Veja mais no tópico manteiga ou margarina, qual comer? http://www.ciclonovo.com.br/blog.php?topico=121

 

Visualize o passo-a-passo nesse vídeo: http://youtu.be/Mj_ZZyzaLQ4

Use o método da panela direto, e NÃO de banho-maria. Manteiga SEM sal. E fique de olho, zele igual a uma criança, para que não queime!

 



Compartilhe:




EM DESTAQUE


ENTRE EM CONTATO

NEWSLETTER

Preenchendo seus dados você estará autorizando o recebimento de informações exclusivas da Ciclo Novo como dicas, receitas etc. Além de informações periódicas sobre serviços, eventos e notícias que possam lhe interessar.

COPYRIGHT ©CICLO NOVO 2014 | E-mail: contato@ciclonovo.com.br
"As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem as orientações personalizadas de seu médico, nutricionista, psicólogo e personal trainer, mas sim as complementam."