Dicas Valiosas

Festas de fim de ano: e agora?


A montanha russa emocional e corporal do fim de ano: esteja consciente!

 

Fim de ano não é só comida. É também interação social, mais compromissos, mais relacionamentos. Acabamos tendo mais coisas para digerir, não só a comilança, mas todo o ano que passou, toda essa interação, as frustrações, esperanças... Tudo isso gera excitação, euforia e ao invés de somente a alegria e fraternidade que invadem essa época já serem suficientes para nos sentirmos mais preenchidos, buscamos também pela comida, por mais comida, por muita comida!

Pare pra pensar se você precisa mesmo estar em todos os compromissos. Faça um balanço do que você quer, aproveite esse momento de “passagem”, de um novo ciclo. Se já está se sentindo intoxicado, em todos os sentidos que não só alimentar, afinal nessa época estamos ainda mais cheios de estímulos – presentes, verão, corpo gostoso p/ o biquíni, correria para as viagens, shoppings lotados, compras...., evite mais intoxicações: TV com notícias trágicas, violência, companhias “pesadas”, discussões. Você já está se sentindo cheio de       “informação” – lembrem-se, nos alimentamos via os 5 sentidos!

Não adianta se restringir, você poderá ficar mal-humorada, sentindo-se “anti-social”, descontar nos outros e até comendo mais depois. Faça escolhas ao invés de restrições!

Experimente essas dicas:

  • não vá para as festas de estômago vazio, você está “careca” de saber disso, mas não faz, corre o dia todo e chega na festa faminta – ansiosa – agitada – querendo comer tudo que vê pela frente! Faça um sanduíche pré festas, sugestão para acalmar bem a fome e ansiedade:

- pão integral com grãos recheado: 01 ovo caipira mexidinho com 01 colh sopa de aveia em flocos, sal e pimenta vermelha à gosto. Pastinha de abacate (amassado com fio de azeite, salsinha, sal, tomate picadinho – passe no pão. 01 banana após. Aqui também pode entrar um dos shakes sugeridos no passo-a-passo.

  •  Olhar todas as opções antes de montar o prato. Diante de uma mesa tão farta e saborosa, costumamos ficar indecisos. Ou então pegar um pouquinho de tudo, e quando percebemos o prato está gigantesco!!!! Dê uma volta na mesa e olhe tudo o que tem. Organize mentalmente um prato que seja equilibrado, escolha um alimento de cada grupo – eleja uma das carnes (proteína), um carboidrato (arroz ou farofa ou batata), gordura fique com as “do bem” – castanhas, azeite. Lembre-se de não se servir com porções gigantescas/exageradas.
  •   Não repetir. Nosso organismo sabe exatamente quanto de comida ele precisa. Normalmente, quando repetimos, é gula, não precisamos desse adicional de comida. Termine a refeição com um pouquinho de fome (é apenas uma falsa sensação da mente ansiosa, afinal você acabou de comer). Assim, você terá espaço para degustar uma sobremesa que escolher!
  • Não comer se não gostar. Se já temos vontade de comer mais do que deveríamos, porque deveríamos comer o que não está bom? Deixe para comer somente o que gosta.
  •  Escolher opções menos calóricas. Se está na dúvida entre dois pratos, não hesite em escolher aqueles que vão lhe adicionar menos calorias: molhos vermelhos, preparações assadas ou cozidas, com pouca gordura. Evite maioneses e molhos de cor branca, à base de creme de leite. Prefira aves, peixes, às carnes tipo tender – mais salgadas.
  •  ÁLCOOLLLLLL!!!!! Se for beber, eleja um tipo de bebida, não misture e considere a SUA tolerância. Não se empolgue, pois assim estará agindo por impulso e a culpa no dia seguinte vai aparecer e você vai se depreciar. Lembre que sua mente não te deixa experimentar as melhores coisas da vida, as mais simples, como estar reunido com os amigos, família – você acha que precisa de mais (beber, comer até...!). Você deve estar consciente, atenta – isso não significa que estará tensa. Apenas estará “parando pra pensar”.
  •  Não tente curar a “ressaca” moral e física ficando em jejum no dia seguinte, se enchendo de café, laxante – isso vai te deixar mais desidratada e mais detonada. Prefira essas dicas simples, porém muito eficientes:

- ÁGUAAAAA!!!!! Para você saber qual é a quantidade mínima ideal de água para tomar diariamente, existe uma conta muito simples:

seu peso ÷ 8 = quantidade de copos de 250ml por dia.

Ex.: se você pesa 80 kg, divida esse número por 8 (80 ÷ 8) = 10 copos de água por dia.

Aumente esta quantidade nos dias de festa ou ainda quando consumir alimentos que desidratam, como os muito salgados, doces ou gordurosos.

Se você tem dificuldades para lembrar de beber água, estabeleça horários fixos ao longo do dia, diminuindo a quantidade no período da noite para não interferir no sono. Use o alarme do seu telefone para ajudar você a lembrar, amarre uma fitinha no braço, faça uma marquinha de caneta na mão.

 

- Sucos de fruta natural (sem adoçar de preferência) – suco verde é excelente opção para limpar intestino e fígado (receita no site); sopa detox (receita no site); verduras/folhas, principalmente verde-escuras; frutas – melancia pra limpar sistema linfático e desinchar, assim como abacaxi, chá principalmente carqueja, boldo, dente de leão e hibiscos, são ótimos aliados no pós festa.

 

Lembrando que as tão temidas festas de fim de ano contemplam basicamente 2 dias, no máximo 4: 24/25/31/01!! O ano tem 365 dias, por isso calma, “go slow” (vá devagar)!

Tenha seu corpo como seu aliado. Pare de judiar dele, de você. Pare de não se gostar, de achar que seu corpo está contra você, só porque não está nos padrões “ideais” que sua mente quer. Seja tolerante e paciente consigo. Busque conhecimento, busque aprender como já está fazendo. Dê um passo por vez, introduza um hábito saudável por dia.

Mais do que só se preocupar com a balança, busque a reconexão com seu corpo, com você, voltem a se respeitar, se amar, namorar! A alimentação é uma ferramenta essencial pra isso, por isso aproveite dela ao invés de brigar com ela! E tenha um Natal, Ano Novo ou qualquer outra situação que envolva comida, alegres, felizes e em paz!

 

 

 

Pode ir, a Ciclo Novo está com você!

Feliz Natal e um NOVO ano saudável e magrinho!

 

Graziela Caproni

 



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