Receitas

Ceia: kitchari (arroz indiano)


Kitchari é o arroz e feijão indiano que, segundo essa cultura, tem o poder de limpar o organismo como um todo, e, apesar de simples, tem um sabor único.

Tempo de preparo: cerca de 1 hora e 15 minutos
2 porções

 

Ingredientes:

1 xícara de arroz integral                                                                                                    

1 xícara de feijão azuki cozido - acha em casa de produto natural OU lentilha (coloque de molho por duas horas. Descarte a água, e coloque mais água para o cozimento, junto com uma folha de louro e um pedaço de alga kombu. Cozinhe por 15 minutos, descartando a água, a alga e o louro ao final do cozimento).
2 colheres de sobremesa de Ghee (manteiga clarificada) - receita no site ou compre pronta em casa de produto natural
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 colher de chá de sementes de cominho
1/2 colher de chá de pó de açafrão-da-terra/cúrcuma
1/2 1 colher de chá de sal marinho

 

Aqueça a manteiga numa panela em fogo médio, e coloque as sementes de cominho e mostarda e mexa até elas começarem a pipocar. Adicione o arroz, açafrão e o sal, e mexa. Coloque água fervendo (cerca de 3 xícaras), reduza o fogo, cubra com uma tampa e cozinhe por cerca de 30 minutos. Então acrescente o feijão, sem mexer no arroz, e cozinhe por mais 10 minutos, ou até o arroz e o feijão estarem completamente cozidos. Deixe em espera sem retirar a tampa por cerca de 5 minutos, e então misture bem.
Se quiser uma refeição mais completa, adicione os vegetais de sua preferência para cozinhar junto com o arroz, ou como acompanhamento, cozinhando a vapor, e temperando com um pouco de sal, pimenta e pouco ghee ou azeite.

 

Por Melissa Setubal

 



Compartilhe:




EM DESTAQUE


ENTRE EM CONTATO

NEWSLETTER

Preenchendo seus dados você estará autorizando o recebimento de informações exclusivas da Ciclo Novo como dicas, receitas etc. Além de informações periódicas sobre serviços, eventos e notícias que possam lhe interessar.

COPYRIGHT ©CICLO NOVO 2014 | E-mail: contato@ciclonovo.com.br
"As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem as orientações personalizadas de seu médico, nutricionista, psicólogo e personal trainer, mas sim as complementam."