Bem Estar

O outono chegou!


As folhas começam a cair aos poucos, as árvores ficam nuas, o clima seca, o tempo esfria. O outono traz a maturidade, época de descartar o inútil e jogar fora o que já foi, o que passou.

 

No nosso corpo, o pulmão e o intestino grosso exercem a função de assimilar o que é essencial e descartar o que não tem mais utilidade. Na medicina tradicional chinesa as funções e o funcionamento do corpo estão associados ao clima e às estações da natureza: o físico não é separado do emocional, está tudo interligado. Desequilíbrios nesses órgãos geram problemas respiratórios e intestinais como asma, bronquite, tosse crônica, diarréia, constipação. E no setor emocional esse desequilíbrio pode traduzir-se em dificuldades de julgamento, de separar o útil do inútil, depressão, melancolia, ressentimentos, suspiros...

 

Nessa estação que vai de 20 de março a 20 de junho vale dar uma atenção especial aos pulmões e ao intestino grosso. Procure proteger-se dando a esses órgãos os alimentos que gostam e evitando os que não gostam. Assim, a paz reina nas funções do seu corpo.

 

Primeiro beba muita água, o outono tem um clima seco e traz um ressecamento na boca, nariz e garganta, urina escassa. Procure comer alimentos brancos, macios, picantes que o pulmão adora como papa de arroz, nabo (pode ser comido cru ralado ou no forno com shoyo - macrobiótico - ex: marca Daimaru), alho, cebola, inhame, maçã, pêra, repolho, couve flor, bardana (tem receita aqui no site), clara de ovo, canjica sem leite feita com água, cravo e canela. E ainda damasco, cenoura, gengibre, chá de raiz de lótus, gotas de extrato de própolis.

 

Já dos alimentos que o pulmão e intestino grosso não gostam, evite: tais como açúcar refinado, leite e todos seus derivados - queijo, iogurte, manteiga, requeijão, ricota - formadores de muco, alimentos muito gelados.

 

E aproveite os dias lindos dessa estação!

 

Por Personare.



Compartilhe:




EM DESTAQUE


ENTRE EM CONTATO

NEWSLETTER

Preenchendo seus dados você estará autorizando o recebimento de informações exclusivas da Ciclo Novo como dicas, receitas etc. Além de informações periódicas sobre serviços, eventos e notícias que possam lhe interessar.

COPYRIGHT ©CICLO NOVO 2014 | E-mail: contato@ciclonovo.com.br
"As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem as orientações personalizadas de seu médico, nutricionista, psicólogo e personal trainer, mas sim as complementam."