Bem Estar

Stress influencia na eliminação de peso?



O cortisol é um hormônio intimamente ligado ao sistema emocional, hormônio produzido pela supra renal (localizada acima do rim), que serve para controlar inflamações, alergias, os níveis de estresse, diminuir a imunidade, manter a estabilidade emocional, estimular o açúcar do sangue e criar proteínas.

 

Quando o cortisol está alto ou baixo no sangue, pode haver problemas como aumento do peso ou depressão. O diagnóstico do cortisol alto ou baixo é feito com base no exame do cortisol urinário e do cortisol plasmático.

Os níveis de cortisol variam durante o dia porque ele está ligado de certa forma à serotonina, que é responsável pela sensação de prazer e de bem estar. Alimentar-se corretamente, fazer exercícios e dormir bem, constituem o melhor tratamento para manter os níveis de cortisol dentro da normalidade. Dica: começar com exercícios que possam exigir do nosso corpo sem exageros, com uma evolução gradativa, pois a prática excessiva pode aumentar o cortisol, causando a quebra de massa magra, fadiga dos músculos.

Cortisol Alto

O cortisol alto deve ter um tratamento rápido, pois ele gera consequências desagradáveis, especialmente para quem quer ganhar mais músculos. Diversas causas podem gerar o aumento do cortisol no sangue, mas, a mais comum é o estresse, e, neste caso, as consequências serão:

Perda de massa muscular
Aumento do peso
Aumento das chances de osteoporose
Dificuldade na aprendizagem
Baixo crescimento
Diminuição da testosterona
Lapsos de memória

Cortisol Baixo

O cortisol baixo ocorre devido à baixa produção de serotonina, que é o hormônio ligado ao prazer e ao bem estar. Ele pode causar:

Depressão
Fadiga
Cansaço
Fraqueza
Desejo repentino de comer doces
 

O exame do cortisol é indicado para uma avaliação do nível de estresse do paciente, ou para avaliar possíveis inflamações ou alergias.


Procure seu médico e mantenha seus exames em dia.
 
Por Suzikelli Souza - médica endocrinologista parceira Ciclo Novo


Compartilhe:




EM DESTAQUE


ENTRE EM CONTATO

NEWSLETTER

Preenchendo seus dados você estará autorizando o recebimento de informações exclusivas da Ciclo Novo como dicas, receitas etc. Além de informações periódicas sobre serviços, eventos e notícias que possam lhe interessar.

COPYRIGHT ©CICLO NOVO 2014 | E-mail: contato@ciclonovo.com.br
"As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem as orientações personalizadas de seu médico, nutricionista, psicólogo e personal trainer, mas sim as complementam."