Dicas Valiosas

Além do IMC, conheça o IAC


Índice de Adiposidade Corporal é apontado nos EUA como melhor alternativa que IMC para medir gordura.

Índice de Adiposidade Corporal: Novo Método de Avaliação
Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia propuseram  uma nova forma de avaliar a adiposidade em adultos. Atualmente o uso do Índice de Massa Corporal IMC é largamente difundido para quantificar o grau de gordura corporal e o cálculo  utiliza como base o peso e a altura do indivíduo, através da fórmula IMC= Peso (em quilogramas)/(Altura x Altura (em metros)). Por ser de fácil realização, o IMC é largamente utilizado há cerca de 200 anos. No entanto, este cálculo representa muito mais a corpulência que a adiposidade, uma vez que indivíduos musculosos e obesos podem apresentar o mesmo IMC. 

A pesquisa publicada na Revista Obesity apresenta o índice de adiposidade corporal (IAC) como uma alternativa mais fidedigna para quantificar a gordura corporal, utilizando a medida do quadril em cm e a altura em metros. A medida do quadril é realizada a partir da projeção mais posterior dos glúteos em uma linha horizontal até a região anterior do quadril.  Para calcular o IAC não é utilizado o peso corporal.

A fórmula do IAC é: [Quadril / (altura x √altura*)] – 18

*raiz quadrada da altura (calculada na calculadora científica ou http://www.calculadoraonline.com.br/cientifica )

Como interpretar o resultado:

  Adiposidade Normal Sobrepeso Obesidade
Homens 8 a 20 21 a 25 Acima de 25
Mulheres 21 a 32 33 a 38 Acima de 38

A nova medida apresenta maior correlação com a gordura corporal medida por densitometria que o clássico IMC. Por isso, o IAC surge como alternativa mais fidedigna para a avaliação da adiposidade. Apesar disso, os autores salientam que é importante repetir o estudo em outras populações, como os indivíduos de origem européia. A pesquisa foi realizada com indivíduos de origem mexicana e africana.

O IAC aparece como uma medida promissora para substituir o IMC, por ser mais específica para quantificar a quantidade de gordura corporal. Mas ressalvas devem ser feitas, por exemplo:

É um novo método que usa o tamanho dos quadris para medir a gordura do corpo. Isso significa que as mulheres brasileiras (adoradas pelos grandes quadris) podem ser classificadas com adiposidade de sobrepeso ou obesidade.

Fonte: Bergman, RN. et al. A Better Index of Body Adiposity. Obesity. March, 2011. Por Dra Maria Edna Melo, responsável científica pelo site ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade).



Compartilhe:




EM DESTAQUE


ENTRE EM CONTATO

NEWSLETTER

Preenchendo seus dados você estará autorizando o recebimento de informações exclusivas da Ciclo Novo como dicas, receitas etc. Além de informações periódicas sobre serviços, eventos e notícias que possam lhe interessar.

COPYRIGHT ©CICLO NOVO 2014 | E-mail: contato@ciclonovo.com.br
"As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem as orientações personalizadas de seu médico, nutricionista, psicólogo e personal trainer, mas sim as complementam."