Reeducação

Óleos vegetais: qual devo utilizar?


Existe no mercado uma grande variedade de óleos vegetais para a preparação de alimentos. Como escolher qual se vai utilizar? As considerações a ter em conta na escolha desses óleos são o sabor, suas propriedades funcionais/benéficas à saúde e o custo (que nesse caso preferimos chamar de investimento!!).
Antigamente, mães e avós faziam filhos e netos tomarem todos os dias uma colher de óleo de fígado de bacalhau, porque haviam aprendido que fazia bem. Os benefícios dos óleos continuam sendo estudados até hoje pela ciência, e cada vez mais estudos mostram que alguns têm o poder de diminuir a pressão arterial, reduzir os níveis de colesterol, triglicérides e LDL (colesterol “ruim”) e aumentar o HDL (colesterol “bom”), melhorar resposta imune, funções cerebrais (mais da metade do nosso cérebro é composto por gorduras), prevenindo o envelhecimento precoce, etc.
No mundo de hoje, gordura não é mais um tópico proibido. Quando falamos em óleos, falamos em gorduras que são formadas por ácidos graxos essenciais, ou seja, que não são produzidos pelo nosso organismo e por isso precisamos consumir. Óleos de linhaça, oliva, coco, entre outros, são boas opções.  Porém, tão importante quanto a ingestão dos tipos corretos de gordura são os cuidados durante a fabricação dos óleos, a fim de que sejam mantidas suas propriedades nutricionais. A forma ideal de extração de óleos é a prensagem a frio, que prensa as sementes uma única vez sem utilização de nenhum tipo de solvente ou calor – óleos classificados como “extra-virgem”. Mas o refino ainda é a prática mais usada porque aumenta a produção final de óleos e resulta em produtos com um prazo de validade maior do que a de óleos extra-virgens, gerando maior rentabilidade e benefícios para quem os comercializa. Mas não para a nossa saúde!  Por isso fique atento!

Na página principal do site, link "vídeos", você encontra uma dica da nossa nutricionista Graziela Caproni, veiculada em seu quadro sobre saúde - Pop Balance, no programa Pop Station TV Bandeirantes (todo sábado 11H na Band).



Compartilhe:




EM DESTAQUE


ENTRE EM CONTATO

NEWSLETTER

Preenchendo seus dados você estará autorizando o recebimento de informações exclusivas da Ciclo Novo como dicas, receitas etc. Além de informações periódicas sobre serviços, eventos e notícias que possam lhe interessar.

COPYRIGHT ©CICLO NOVO 2014 | E-mail: contato@ciclonovo.com.br
"As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem as orientações personalizadas de seu médico, nutricionista, psicólogo e personal trainer, mas sim as complementam."