Receitas

Salada de couve-flor refrescante


 

Sugestão para compor uma refeição nutritiva:

 

couve-flor cozida no vapor al dente (cerca de 5 minutos, fica bem tenra), com tomate cereja, cheiro verde, temperada com vinagre balsâmico + mostarda + chimichurri (mistura de ervas) + limão siciliano, finalizada com sementes de girassol!

 

Tempero especial obrigatório: amor! Humm....!!!

 

Devido a sua constituição rica em nutrientes (folato B9, fibras, carotenóides e clorofila) e fitoquímicos, as crucíferas (repolho, a couve de Bruxelas, a couve-flor e o brócolis) têm sido amplamente estudadas em relação à prevenção do câncer. Estudos epidemiológicos mostram a associação inversa no consumo destes vegetais com o risco de alguns cânceres, como o de próstata. Alguns estudos mostram uma redução de 41% do risco deste tipo de câncer nos homens que consumiam três ou mais porções (cerca de 01 xícara de chá) destes vegetais por semana, em comparação ao grupo que consumia apenas uma vez.

 

Estes vegetais possuem compostos sulforados (enxofre) como os glicosinolatos e S-metil-cisteína, que possuem alta capacidade anti-oxidante e ações anti-carcinogênicas como comentado.

 

Para se obter os benefícios que estes vegetais oferecem, devem ser consumidos crus (quando possível, como no caso do nabo, rabanete, repolho, etc) ou processando-os de forma adequada, como picar (ao invés de cozinhar a "cabeça" inteira da couve-flor por exemplo) e levar ao fogo - levemente cozidos no vapor, com a tampa fechada, pois o calor exagerado ou cozimento direto na água destrói boa parte das vitaminas e "evapora" os compostos sulforados.

 

Bom apetite!!

 



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