Bem Estar

O que meu sono tem a ver com emagrecimento?


Link com matéria completa: http://agencia.fapesp.br/falta_de_melatonina_causa_obesidade_e_diabetes_aponta_pesquisa/20558/

 

O título é meio sensacionalista e generalista, mas a matéria é interessante.

Faço algumas observações e cito alguns trechos:

- A principal causa de queda na produção noturna de melatonina é a fotoestimulação. A maioria das pessoas começa a produzir esse hormônio por volta de 20 horas. Quando o indivíduo se expõe à luz durante a noite, seja vendo TV ou mexendo no smartphone ou no computador, a síntese de melatonina que deveria estar ocorrendo nesse período é bloqueada.

- A Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] proibiu a comercialização no Brasil há cerca de 20 anos porque estava sendo feito uso inadequado. Melatonina é um hormônio e tem de haver normas de administração muito bem controladas, para uso sob prescrição médica.

- A melatonina existe em pequenas quantidades em frutos e vegetais (fitomelatonina) como a cebola, a cereja e a banana, em cereais como o milho, a aveia e o arroz, em plantas aromáticas como a hortelã, a verbena, a sálvia e o tomilho e no vinho tinto.

- A Melatonina também é produzida a partir de um aminoácido chamado Triptofano, normalmente ingerido numa alimentação equilibrada. Dessa forma a seqüência seria o Triptofano se transformar em Serotonina, e esta em Melatonina. Alguns alimentos que contém triptofano: 
Ovo
Spirulina alga
Farinha de grão de bico ou o próprio grão
Banana
Semente de gergelim
Semente de girassol
Quinua
Amaranto
Cacau

- Uma pessoa sob stress produz normalmente mais adrenalina e cortisol. Com isto a probabilidade de lesão nas células aumenta. Além da maior destruição do Triptofano antes que este atinja a Glândula Pineal. Com isto, nem a Melatonina é fabricada e nem a Serotonina (o que pode gerar compulsão por carboidratos, com tendência a aumento de peso e depressão).


Portanto:
estudos mostram que o débito de sono diminui a formação de melatonina, provocando baixos níveis de leptina, hormônio responsável pela saciedade, e altos níveis de grelina, hormônio responsável pela fome. Ou seja, a pessoa que dorme mal fica com os hormônios alterados, aumentando a fome e diminuindo a seleção para alimentos mais saudáveis, além disso, tendo maior dificuldade de sentir-se saciado e nesse ciclo vicioso, podendo ter risco aumentado para episódios de descontrole alimentar.

Bom sono e bons sonhos, além do gerenciamento do stress com atividades lúdicas e melhores escolhas alimentares para você que deseja mais saúde e equilíbrio no seu processo de emagrecimento!

 

 

Por Graziela Caproni - nutricionista Ciclo Novo.



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