Dicas Valiosas

Aveia: farelo ou farinha?


Muitos clientes têm essa dúvida:
farelo ou farinha de aveia - é mesma coisa?

A farinha de aveia é obtida da parte mais interna do grão, possuindo, assim, menos fibras e tendo um IG- índice glicêmico maior. Nossa nutricionista indica para usar em receitas como bolo, tortas, substituindo parte ou totalmente a farinha de trigo.

Os flocos da aveia são prensados do grão inteiro.

Para o farelo de aveia (ou flocos finos, é a mesma coisa), usa-se mais a parte externa do grão, justamente onde está a maior concentração de fibras, principalmente a betaglucana, fibra que dentre suas várias funções, é responsável por se ligar ao colesterol no intestino e eliminá-lo parcialmente pelas fezes. A betaglucana incorpora água no intestino formando um gel viscoso.
Portanto, na opinião da nossa nutri, a melhor forma de se consumir a aveia,
para quem quer emagrecer ou melhorar o trânsito intestinal, é como farelo de aveia ou flocos finos (devido ao alto teor de fibras).
O farelo de aveia absorve em média 25 vezes o seu volume de líquido. Uma colher de sopa de farelo de aveia, com cerca de 14g, forma uma "bola" de aproximadamente 370g no estômago, o que proporciona uma sensação de saciedade por um período de tempo maior do que a farinha de aveia e os flocos. O farelo pode ser usado em preparações "cruas" - sobre frutas, na tapioca, no suco, etc. e também adicionando de 01 a 03 colheres de sopa em suas receitas favoritas, tornando-a mais nutritiva!

Dica: costuma salpicar farinha de mandioca em seus pratos? Que tal substituir pelo farelo de aveia? O sabor basicamente é o mesmo e você estará ganhando muito mais nutrientes e benefícios à saúde!

‪#‎aveia‬ ‪#‎farelo‬ ‪#‎farinha‬ ‪#‎NutriçãoSemComplicação‬ ‪#‎dicas‬ ‪#‎curiosidades‬‪#‎FormasDePreparo‬ 

‪#‎ManeirasDeUsar‬ ‪#‎TécnicasCulinárias‬ ‪#‎alimentos‬‪#‎ConsulteSeuNutricionista‬ ‪#‎CicloNovo‬

Por Graziela Caproni - nutricionista Ciclo Novo



Compartilhe:




EM DESTAQUE


ENTRE EM CONTATO

NEWSLETTER

Preenchendo seus dados você estará autorizando o recebimento de informações exclusivas da Ciclo Novo como dicas, receitas etc. Além de informações periódicas sobre serviços, eventos e notícias que possam lhe interessar.

COPYRIGHT ©CICLO NOVO 2014 | E-mail: contato@ciclonovo.com.br
"As informações oferecidas por este site não são individualizadas, portanto não substituem as orientações personalizadas de seu médico, nutricionista, psicólogo e personal trainer, mas sim as complementam."