Bem Estar

Atenção plena


 

Quer aquietar a sua mente?

Por enquanto, deixe o sofá para quem pode. Na correria da rotina, dirigindo, ou no trabalho, em qualquer lugar, para relaxar e ainda assim permanecer no estado atento, você só precisa da sua Atenção.

Atenção para ser, estar e acontecer dentro de qualquer ação que te exija Atenção. Nesse tipo de exercício para aquietar a Mente, primeiro você aceita e decreta - “eu estou em exercício da Atenção para aquietar a minha mente, não importa o que eu esteja fazendo, só preciso da minha Atenção”.

Consiste a técnica em você prestar profunda atenção em dois pontos. O primeiro é a ação que você está realizando (dirigindo, trabalhando, estudando, ajudando, amando), uma atenção profunda, muito profunda, de tal modo que todos os outros pensamentos, sentimentos, sensações e memórias serão postos de lado, e você sempre voltando a sua atenção para a ação no presente. O segundo ponto é que a sua mente estará atenta a essas ações, mas também, repetidas vezes a sua Atenção poderá se deslocar da ação para a sua musculatura. Ora prestará atenção nos ombros e ordenará que eles relaxem. Ora, o pescoço, ora o rosto, os lábios, relaxando-os em plena atividade, tomando consciência e posse da sua cadeia muscular.

A cada momento em que estiver com a atenção profunda mergulhada na atividade que estiver desempenhando, voltará a sua atenção para a musculatura, com inspirações profundas e lentas, e ao soltar o ar, fará isso pela boca, soltando a lufada de ar, como expelindo a rigidez muscular. E isso aquieta a mente? Não só. Isso faz muito mais que aquietar a sua mente. Treine todos os dias, a vida toda.

Por Nilsa Alarcon e J. C. Alarcon em HUMI -  Hoste Unificada de Mestres Imateriais



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