Receitas

Tabletinho de banana verde


 

Na banana verde, o principal componente é o amido resistente, podendo corresponder de 55 a 93%, dependendo do grau de amadurecimento da fruta. Na banana madura, o amido é convertido em açúcares, em sua maioria glicose, frutose e sacarose, dos quais 99,5% são fisiologicamente disponíveis para serem absorvidos.

 

Além de sua concentração de carboidratos e energia, também apresenta elevadas proporções de vitaminas e minerais, principalmente o potássio, mineral que atua no equilíbrio de líquidos e sódio do organismo.

A banana verde tem dois tipos de amidos resistentes, o tipo 1 retarda ou impede a ação de enzimas digestivas e o tipo 2 que apresenta lenta digestibilidade.

O amido resistente é uma parte do amido que apresenta comportamento similar ao da fibra alimentar, portanto, não é digerido e absorvido pelo organismo. Estimula a produção das bactérias benéficas do intestino, além de manter a integridade da mucosa desse órgão, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. 

A polpa da banana verde na forma cozida é denominada de biomassa da banana verde, que pode ser usada no preparo de subprodutos como a farinha e na confecção de bolos, biscoitos e outras massas (substituindo parte da farinha de trigo), iogurtes, molhos - para dar consistência, para engrossar feijão, em sucos, vitaminas. Ou consumida pura junto da refeição. Tanto em receitas doces quanto salgadas. 

O uso da biomassa em diversas receitas auxiliará na absorção gradativa da glicose/açúcar no sangue, evitando picos na glicemia, reduzindo a liberação de insulina, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes e para o emagrecimento. 

 

Veja como preparar a biomassa: 

Lave as bananas verdes com casca (06 unidades), uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxágüe bem. 

Colocar água na panela de pressão (o suficiente para cobrir as bananas) e deixe ferver.

Acrescente as bananas já lavadas, feche a panela e quando começar a pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 8 minutos.  

Apague o fogo e espere sair a pressão da panela naturalmente (não colocar embaixo da água para acelerar o processo).

E então, abra a panela e com as bananas ainda quentes, utilize um pegador, tire a casca e coloque a banana em um processador ou liquidificador - nesse coloque 3 unidades, bata, depois as demais para não sobrecarregar o aparelho. É importante fazer isso enquanto a banana ainda está quente, para facilitar o processo.

Se necessário, coloque um pouco de água até ficar um creme. OBS: a casca também pode ser batida junto, nesse caso você terá uma biomassa mais escura (e não amarelo-creme) e com mais fibra. OU utilize a casca e faça uma caponata/antepasto: corte em pedacinhos pequenos, tempere com bastante azeite, sal, pimenta vermelha picadinha, uva-passa, alho picadinho (OBS: essa mesma CAPONATA pode também ser feita com berinjela cozida picada em cubinhos pequenos).

 

Em relação ao tempo de validade, ela pode ser conservada na geladeira de 4 a 7 dias e no congelador pode ficar armazenada por até 3 meses.

O ideal é armazenar a biomassa de banana verde em recipientes de vidro ou após esfriar você pode acomodá-la na forminha de gelo, congelar e usar 01 cubinho por vez. OBS: uma vez congelada precisa ser descongelada/hidratada novamente antes do uso - coloque alguns segundos no microondas com um pouquinho de água, virando uma "massinha" de novo.

Consuma o equivalente a 1 colher de chá ou 01 cubinho da biomassa no desjejum / alm / jantar. Inicie 01 vez ao dia e vai aumentando a quantidade gradativamente para evitar flatulência ("gases").

 

OBS:

1- aumente o consumo de água ao longo do dia. 

2-normalmente a biomassa da banana verde é feita com a banana nanica, que é a mais fácil de se encontrar, mas pode ser feita com qualquer tipo de banana. Na verdade o preparo da biomassa tem que ser realizado quando ela está completamente verde e dura, por isso é interessante você providenciar estas bananas direto com o produtor. 

3- devemos lembrar que estes alimentos não devem ser consumidos isoladamente para garantir estes benefícios, e sim como parte de uma alimentação saudável. 

 

"Porque ninguém é tão bom quanto todos nós juntos!"

CICLO NOVO

 

 

 



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