Receitas

Cogumelo Shimeji refogado


Dependendo da receita, um prato à base de shiitake ou shimeji pode ser considerado para lá de light. O alimento soma apenas 35 calorias, em média, para uma porção generosa de 100 gramas, 1 xícara e meia de chá. Sem falar que o sabor intenso dele aciona uma espécie de centro de recompensa do nosso sistema nervoso. Ativado, esse centro manda uma mensagem de saciedade ao cérebro. Mas atenção: para conservar o baixo valor calórico do cogumelo não vale banhá-lo na manteiga!

O shimeji contém vitaminas, fibras e minerais, mas é o alto teor proteico o carro-chefe nutricional do cogumelo. Dá para dizer que quatro colheres de sopa de shiitake equivalem a um bife de carne vermelha pequeno. Mas com uma quantidade de gordura bastante inferior: enquanto 100 gramas (01 bife pequeno) de contrafilé têm cerca de 13 gramas de lipídios, a mesma quantidade de cogumelo não ultrapassa um grama de gordura.

Estimular o sistema imunológico está entre os principais benefícios terapêuticos dos cogumelos shimeji e shiitake e, só por isso, já podem ser considerados alimentos mais do que funcionais. Essa missão fica a cargo de uma substância chamada lentinan.

Ao lado de uma lista que inclui a cevada, o farelo de arroz, a alga marinha e o chá verde, os pesquisadores apontam o shitake e o shimeji como alimentos capazes de proteger o organismo contra doenças ligadas ao coração, devido a 2 substâncias presentes no alimento: a eritadenine, que diminui a agregação de gordura no sangue (e que, em excesso, entope as artérias) e as betaglucanas, fibras que ajudam no controle do mau colesterol. Não é à toa que os chineses chamam os cogumelos de tônico da longevidade e os utilizam, há muitos anos, secos ou na forma de extratos como medicamentos para tratar o corpo e viver cada vez melhor.

 

E você, está esperando o que pra começar a consumir a partir de hoje?! Não sabe fazer, segue uma sugestão de receita bem fácil e gostosa!

 

Para fazer o shimeji refogado você vai precisar de:

200 gramas de cogumelos shimeji (01 bandejinha)
1 colher de chá de manteiga clarificada ghee (veja receita em nosso site ou substitua por manteiga light)
2 colheres de sopa de molho de soja shoyu (use marca "Daimaru" - você encontra em casas de produtos naturais)
2 colheres de sopa de cebolinha picada. Sal se necessário (já vai shoyu). Gengibre raladinho à gosto                                                                                                                                                                                                                                                       

Lave bem os cogumelos e separe-os grosseiramente com a mão. Coloque a manteiga em uma frigideira alta ou panela alta e leve ao fogo médio para derreter. Jogue todo o shimeji e mexa bem. Espere dois minutos para que eles comecem a murchar, mexendo sempre. Acrescente molho de soja (shoyu), misture tudo muito bem e deixe cozinhar com a panela semi-tampada por cinco minutos. Retire do fogo, salpique a cebolinha por cima e o gengibre e está pronto! Aprecie!

Ele reduz bastante depois de cozido. Esta quantidade serve duas pessoas.

 

"Porque ninguém é tão bom quanto todos nós juntos!"

CORPO NOVO - Uma escolha simples!

 

 



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